top of page

Sintrafi Floripa recebe representantes da CASSI

Nesta quinta e sexta-feira passadas, 13 e 14/02, Florianópolis recebeu representantes da Cassi para uma agenda de debates. Como de costume, o Sintrafi acompanhou os representantes da Cassi na agenda local.



Na quinta-feira à tarde, a equipe da Cassi esteve no auditório do Sintrafi em reunião com funcionários da ativa, aposentados e representantes do Conselho de Usuários. Muitos funcionários egressos do Besc também participaram na expectativa de receberem notícias e expressarem seus anseios quanto ao ingresso no plano Associados com os mesmos direitos dos funcionários que não são egressos de bancos incorporados.


Representando a Cassi estavam Rafael Zanon, Gerente Executivo de Relacionamento com Clientes e Eduardo Barbosa, Gerente de Unidade Cassi-SC. Por outro lado, os dirigentes do Sintrafi, Luiz Toniolo e Marcelo Peres, que é representante da Fetrafi-SC na CEBB, representaram o movimento sindical e os trabalhadores.


Zanon destacou as principais reclamações que os participantes demandam à entidade e as providências adotadas para a melhoria dos processos:


- Regulação para marcação de exames e procedimentos: a regulação não se faz para impor barreiras às autorizações, mas por critérios técnicos que são definidos pela ANS.

- Prazo de marcação de consultas, exames e procedimentos: a Cassi passou a oferecer serviço de Assessoria ao Participante, criando uma equipe especializada para agilizar a resposta a solicitações prioritárias. O acesso se dá pelo aplicativo, celular ou site Home - CASSI.

- Avaliação de prestadores: foi criada uma pesquisa para avaliação dos prestadores. Toda vez que o participante utilizar-se de serviços de algum prestador, receberá uma pesquisa em até 21 dias através de mensagens push no aplicativo Cassi.



O representante ainda destacou outros aspectos que diferenciam a Cassi dos demais planos de saúde do mercado, como a Estratégia de Saúde da Família e o PAF - Programa de Assistência Farmacêutica.


Eduardo Barbosa, por sua vez, aproveitou a oportunidade para se apresentar pois assumiu, recentemente, a Unidade de SC e pontuou os desafios da gestão, especialmente o atendimento no interior do estado e a ampliação da rede credenciada. Informou, inclusive, que já tem uma equipe voltada para a ampliação e interiorização dos credenciamentos em Santa Catarina.


Contribuições pessoais sobre reclamatórias trabalhistas e acordos extrajudiciais CCV/CCP


O representante da Cassi explanou sobre o tema informando que é um dever estatutário da Direção da entidade buscar as contribuições tanto do patrocinador como dos participantes, que os valores são devidos e o banco já fez o repasse em 2024 dos valores referentes a essas ações e acordos extrajudiciais por se tratarem de verba salarial. Informou também que mais de 17 mil associados já fizeram suas opções de pagamento, o que representa um ingresso de receita na ordem de R$ 67 milhões. Zanon chama a atenção que, desde o dia 09/01, a Cassi aprovou novas regras para adesão dando mais flexibilidade para que os associados possam optar pela melhor forma de recolhimento dos valores devidos de acordo com as possibilidades de cada um.


Por outro lado, o dirigente Luiz Toniolo, Secretário de Assuntos Jurídicos dos Sintrafi, informou que há discordância do movimento sindical quanto à correção aplicada pela Cassi aos valores cobrados, sendo que o BB foi o responsável pelo não recolhimento dos valores na época.



Sendo assim, a Contraf ajuizou uma ação coletiva sobre o assunto pedindo inclusive a suspensão das cobranças. O dirigente orientou que os associados devem buscar maiores informações e orientações junto à página da Contraf, federações e sindicatos de vinculação ou acessar o seguinte link da matéria: Contraf-CUT entra na Justiça contra a Cassi para suspender cobranças aos funcionários do BB.


Adesão à Cassi pelos egressos do Besc


Com relação ao assunto, o representante da CEBB, Marcelo Peres, deu um relato sobre sobre o ACT 2024/2026 e as negociações em andamento. Segundo o dirigente, a renovação do ACT foi importante para os egressos dos bancos incorporados: Besc, BNC (Banco Nossa Caixa) e Bep (Banco do Piauí), pois o BB se comprometeu em apresentar uma proposta para solucionar os problemas dos colegas incorporados até o dia 31/07/25.


Na primeira reunião foi criado um grupo de trabalho – GT com o suporte dos técnicos da Cassi que deverão finalizar os trabalhos até a data proposta.Luiz Toniolo deu informes atualizando o andamento processual da ação coletiva do Sindicato de Florianópolis que está na fase de execução e transitou em julgado em favor dos trabalhadores. Encontra-se no gabinete da Ministra Maria Helena Mallmann, no TST “conclusos para voto” desde 14/10/2024.


Durante a reunião, muitos egressos se manifestaram no sentido da urgência em aderir à Cassi em função dos elevados custos do plano SIM, bem como a garantia da isonomia contributiva e de direitos dentre funcionários da mesma empresa e que são cobrados e contribuem ou contribuíram com os resultados desde 2008 na mesma medida.

Comments


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Rua Emir Rosa, 589 - 4º Andar
Centro - Florianópolis - SC

88.020-040

(48) 3224-7113
(48) 99123 1620 (Whats)

 
fetrafisc@gmail.com
  • Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2021 FETRAFISC por nucabu.biz/wix.com

bottom of page