Quem somos e o que queremos

Foi em agosto de 2003, durante o V Congresso do Departamento Estadual dos Bancários da CUT (DEB-CUT/SC), que foi constituída de forma política e jurídica a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de Santa Catarina (FETEC-CUT/SC).

Surgido no final da década de 1980, o DEB é um dos filhos do Movimento de Oposição Bancária (MOB), movimento que rompeu com estruturas de submissão política empregadas na época, servindo como uma alternativa para a organização de bancários no estado.

Como sucessora do DEB, a FETEC tem como principal objetivo o fortalecimento da estrutura de representação dos bancários e trabalhadores do ramo financeiro em Santa Catarina. A transformação do departamento em federação ampliou as possibilidades de intervenção política da categoria no estado, garantindo os princípios básicos da autonomia das entidades de base e definindo uma estrutura sindical diretiva transformadora, democrática, plural, participativa e combativa para Santa Catarina.

Lutar por melhores condições de trabalho para a categoria bancária, defender a autonomia sindical, a solidariedade entre os povos, a proteção do meio ambiente, a garantia dos direitos humanos, a liberdade do individuo e das sociedades, a justiça social, a garantia dos direitos das minorias e do consumidor, além da representação perante a justiça e as autoridades, sem distinção de raça, credo ou orientação política, são as bandeiras e as prerrogativas da FETEC-CUT/SC.

A constituição legal da FETEC demonstra um avanço no direito democrático de pluralidade política e ideológica nas organizações civis de classe, garantindo a representatividade de todos os seguimentos em suas respectivas afinidades de posicionamento e luta.

Hoje, a FETEC-CUT/SC representa grande parte das bases sindicais de trabalhadores em estabelecimentos de crédito em Santa Catarina, abrangendo cerca de 100 municípios no estado. Sendo assim, a entidade se constituiu como uma das maiores Federações da categoria em SC, congregando bancários em praticamente todo o estado.

Afinal, quem é a FETEC-CUT/SC? Não é apenas uma entidade Sindical. Ela é, fundamentalmente, o trabalhador bancário catarinense.

Parceiros nas Lutas!

JOACABA.png

BANCÁRIOS

ARARANGUÁ

BANCÁRIOS

CHAPECÓ

BANCÁRIOS

BLUMENAU

BANCÁRIOS

CRICIÚMA