top of page

Sobre nós

Quem somos e o que queremos

Durante o V Congresso do Departamento Estadual dos Bancários da CUT (DEB-CUT/SC), realizado em agosto de 2003, foi constituída de forma política e jurídica a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de Santa Catarina (FETEC-CUT/SC).

Surgido no final da década de 1980, o DEB é um dos filhos do Movimento de Oposição Bancária (MOB), que rompeu com estruturas de submissão política empregadas na época, servindo como uma alternativa para a organização de bancários no estado.

 

Como sucessora do DEB, a FETEC surgiu com o objetivo de fortalecer a estrutura de representação dos bancários e trabalhadores do ramo financeiro em Santa Catarina. A transformação do departamento em federação ampliou as possibilidades de intervenção política da categoria no estado, garantindo os princípios básicos da autonomia das entidades de base e definindo uma estrutura sindical diretiva transformadora, democrática, plural, participativa e combativa para Santa Catarina.

 

Em abril de 2019, a FETEC-CUT/SC passou a se chamar Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras de Santa Catarina (Fetrafi-SC) durante o V Congresso da Fetec, buscando ampliar a representatividade dos trabalhadores do ramo financeiro.

 

​​Lutar por melhores condições de trabalho para a categoria bancária, defender a autonomia sindical, a solidariedade entre os povos, a proteção do meio ambiente, a garantia dos direitos humanos, a liberdade do indivíduo e da sociedade, a justiça social, a garantia dos direitos das minorias e do consumidor, além da representação perante a justiça e as autoridades, sem distinção de raça, credo ou orientação política, são as bandeiras e as prerrogativas da Fetrafi-SC.

A constituição legal da Federação demonstra um avanço no direito democrático de pluralidade política e ideológica nas organizações civis de classe, garantindo a representatividade de todos os segmentos em suas respectivas afinidades de posicionamento e luta.

Hoje, a Fetrafi-SC representa grande parte das bases sindicais de trabalhadores em instituições financeiras de Santa Catarina, abrangendo 167 dos 295 municípios do estado. Sendo assim, a entidade se constituiu como uma das maiores federações da categoria em SC, congregando bancários em praticamente todo o estado.

 

Afinal, quem é a Fetrafi-SC? Não é apenas uma entidade sindical. Ela é, fundamentalmente, o trabalhador bancário catarinense.

bottom of page