top of page

Sindicato dos Bancários de Joaçaba e Região reintegra bancária demitida pelo Banco Itaú



Um sindicato tem diversas funções. Entre elas, a de dar assistência e a de representar a sua categoria, o que é fundamental para aos trabalhadores garantirem seus direitos. Por conta disso, o sindicato teve que atuar judicialmente através do escritório de advocacia Carvalho e Marin Advogados Associados.


O fato é que, em despacho proferido pela Vara do Trabalho de Joaçaba, no dia 15 de dezembro, o sindicato obteve tutela de urgência antecipada que determinou a imediata reintegração da trabalhadora demitida arbitrariamente.


A bancária foi demitida mesmo estando com estabilidade provisória de emprego pelo fato de estar grávida e em tratamento médico.


Na sentença, o poder judiciário determina o prazo de cinco dias para que o banco Itaú proceda a reintegração da funcionária, sob pena de multa diária.


Na avaliação da direção do sindicato, esse fato representa o quanto muitas empresas, assim como os bancos, que detém um monopólio do mercado financeiro auferindo lucros bilionários, fruto do árduo trabalho de seus funcionários, desrespeitam as relações de trabalho muitas vezes, causando o adoecimento de bancárias e bancários.


“Parece que vivemos em um mundo sem regramentos! Mesmo quando há esses regramentos, alguns setores da sociedade descumprem as leis. No âmbito das relações do trabalho, os sindicatos atuam na defesa dos direitos individuais e coletivos dos trabalhadores, tanto na esfera administrativa quanto judicial para buscar o cumprimento das leis que amparam a classe trabalhadora”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários Rodney Tosi.

bottom of page