top of page

Seeb Joaçaba e Região realiza última reunião da gestão atual

Na noite de 28 de junho, o Sindicato dos Bancários de Joaçaba e Região realizou a última reunião da diretoria da gestão 2018/2022. A atividade contou com a participação de convidados especiais e dos novos diretores da gestão 2022/2026 que serão empossados no dia 27 de julho.

Na oportunidade, foi realizado um breve balanço da gestão que está encerrando e também discutida a atual conjuntura da Campanha Nacional dos Bancários deste ano. Especificamente, foram abordados temas relativos à minuta de reivindicações e reforçada a necessidade do compromisso dos diretores na mobilização da categoria para se envolver na Campanha Nacional.


Além disso, a exposição do economista Clemente Ganz durante a 24ª Conferência Estadual dos Bancários de SC foi apresentada, oportunizando aos diretores refletir sobre o futuro do movimento sindical, a organização dos trabalhadores do ramo financeiro e os desafios no enfrentamento das mudanças do mundo do trabalho por conta de questões conjunturais e estruturais das políticas neoliberais em curso no Brasil e no mundo.


Clemente explicou que é possível reverter o caminho ao neoliberalismo. Prova disso é que alguns países da Europa já estão voltando atrás de suas medidas neoliberais. Para o economista, tudo isso está intrinsecamente relacionado à política econômica adotada pelos países, inclusive pelo Brasil. Portanto, é fundamental que os trabalhadores entendam a importância das eleições deste ano, que definirão o futuro do país. É preciso eleger um projeto que defenda os interesses da classe trabalhadora e não da classe patronal.


Há duas estradas pela frente: o caminho de mais direitos e segurança ou o caminho do livre mercado sem proteção social; o caminho do convívio em grupo em que a solidariedade entre todos vai proporcionar o ganho coletivo ou a meritocracia individualista. O momento exige reflexão sobre a escolha do Brasil que a gente quer para nós e nossos filhos.


Ao final do encontro, houve uma confraternização e todos puderam interagir e trocar experiências sobre o cotidiano da vida profissional e pessoal, além de ampliar suas análises e estratégias para a Campanha Nacional deste ano.



bottom of page