SEEB Blumenau paralisa agência do Santander nesta segunda
- douglassrossi
- 19 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
O Sindicato dos Bancários de Blumenau e Região fechou hoje, 19, a agência do Santander na Rua XV de Novembro em protesto contra a postura do banco na mesa de negociação da Campanha Salarial.

A paralisação chama atenção dos bancários e clientes para as negociações da Campanha Nacional 2024, que visa reposição de perdas salariais, apresentação de proposta com ganho real, garantia dos direitos conquistados, respeito à categoria e melhorias em relação às condições de trabalho.
O protesto, com faixas e panfletos, segue a programação feita em todo o país para pressionar os bancos por uma proposta decente. O diálogo com a população sobre as pautas da categoria ressalta a importância e o impacto das mudanças para toda a sociedade.
Edson Heemann, presidente do sindicato, lembra que o Santander aumenta cada vez mais seus lucros:
“Só no primeiro semestre de 2024, o banco lucrou R$ 6,18 bilhões, com aumento de 46,9% em relação ao mesmo período de 2023. Enquanto isso, seguimos sem proposta, com a terceirização aumentando cada vez mais e as condições de trabalho sendo precarizadas”.
As manifestações se concentraram nas agências do Santander pela postura do banco em demitir funcionários para recontratar como CNPJ, precarizando as relações de trabalho ao deixar os trabalhadores sem a proteção da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Já foram realizadas sete rodadas de negociação, mas até agora os bancos só enrolaram e não apresentaram nenhuma proposta concreta. Desde as cláusulas sociais, com reivindicações importantes sobre metas abusivas, adoecimento, assédio moral e emprego, até a negociação das cláusulas econômicas, continuam sem atenção da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
"Nós precisamos de respostas, já estamos quase no final de agosto e os bancos seguem tentando ganhar tempo, não respondem às nossas demandas, não apresentam propostas. Vamos nos mobilizar até sermos ouvidos”, reafirma Edson Heemann.
Fonte: SEEB Blumenau







Comentários