top of page

Plenária dos bancários(as) de Joaçaba e Região dá início aos debates da Campanha Nacional 2024 em Santa Catarina

A Plenária dos bancários e bancárias de Joaçaba e Região, realizada nesta terça-feira, dia 26, deu início aos debates da Campanha Nacional dos Bancários 2024 em Santa Catarina. O encontro contou com a presença de dirigentes dos sindicatos filiados à Fetraf-SC, membros da direção executiva da Federação e um número expressivo de trabalhadores(as) dos bancos de Joaçaba e região.


A data-base dos reajustes salariais, vales refeição e alimentação, da PLR e outros direitos previstos na CCT dos bancários(as) é somente em 1º de setembro. Entretanto, as entidades sindicais já estão se organizando para mobilizar a categoria para a Campanha Nacional deste ano.


Entenda como ocorre a Campanha Nacional


Primeiramente ocorre a Consulta Nacional à categoria, que neste ano deve começar em 22 de abril. Os trabalhadores(as) do ramo financeiro devem responder um questionário que servirá para definir o que será colocado nas mesas de negociação com os bancos.


Ao mesmo tempo, os sindicatos reúnem os bancários(as) em suas bases para, até o final de maio, debater as questões que envolvem a categoria, levantar propostas e eleger delegados para apresentar e defender essas propostas nas Conferências Regionais/Estaduais.


As propostas apresentadas mais as contribuições da Consulta Nacional são sintetizadas nos encontros nacionais específicos dos trabalhadores de cada banco, que irão ocorrer de 4 a 6 de junho, e na Conferência Nacional dos Bancários, de 7 a 9 de junho.


Esta síntese é organizada e redigida como uma minuta de reivindicações que será entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ainda em junho. O objetivo é que as negociações comecem assim que ocorrer a entrega das minutas à Fenaban, para que possa se chegar a uma proposta de acordo com os bancos antes do final de agosto.


A proposta, resultado das mesas de negociação, é levada para aprovação pelos bancários(as) em assembleias em todo o Brasil e, se aprovada, é assinada para que se torne a nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.


Acompanhe no site e nas redes da Fetrafi-SC os debates da 26ª Conferência Estadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de abril em Chapecó.




bottom of page