Nota de apoio à greve dos trabalhadores da CELESC
- douglassrossi
- 24 de set.
- 1 min de leitura

A Fetrafi-SC vem a público manifestar seu total apoio à greve dos trabalhadores da CELESC. Os trabalhadores e trabalhadoras da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) completaram nesta terça-feira, 23, o segundo dia de paralisação em todo o estado. O movimento foi aprovado por unanimidade em assembleias organizadas pelos sindicatos que compõem a Intercel - coletivo de cinco sindicatos majoritários que representam todos os trabalhadores da Celesc.
Os trabalhadores cobram avanços reais nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e reafirmam a luta contra a privatização da companhia, que é uma das principais empresas públicas do setor energético no Brasil.
A pauta central da greve é a isonomia de direitos entre todos os trabalhadores. Atualmente, há uma divisão criada em 2016, quando, após mudanças no ACT, parte dos trabalhadores deixou de receber benefícios históricos da categoria, como o anuênio (1% de reajuste anual por tempo de serviço) e a gratificação diferenciada de férias.
A Fetrafi-SC está ao lado da classe trabalhadora lutando por salários justos, isonomia de direitos, que foram retirados de parte da categoria, e pela valorização de quem garante energia de qualidade para toda a população catarinense.
Defender a Celesc Pública é defender um serviço essencial, acessível e de qualidade para todos. A Fetrafi-SC defende o serviço público e a dignidade de seus trabalhadores.
Com informações da CUT
Comentários