top of page

Fetrafi-SC convida para Ciclo de Seminários da UFSC



A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está promovendo um Ciclo de Seminários para pensar o mundo do trabalho junto com o movimento sindical. A Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras de Santa Catarina entende que o tema é relevante e, portanto, convida todos e todas para participarem do evento.


A Universidade pública, como espaço de produção, acumulação e disseminação de conhecimentos, desempenha uma função social imprescindível para compreender a realidade e projetar o futuro. Através do princípio constitucional de indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, o ciclo de seminários “O futuro do trabalho: perspectivas latino-americanas” tem como objetivo promover a articulação do conhecimento científico com a sociedade através da divulgação de pesquisas, experiências e debates sobre o trabalho na América Latina.


O Ciclo de Seminários é realizado pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina, e pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo (Fazendo Escola), ligado ao Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (SINJUSC). A atividade conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal no Estado de Santa Catarina (SINTRAJUSC) e do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (SINDJUSRS).


Os seminários, previstos para outubro e novembro de 2021, irão ocorrer de maneira virtual, com a transmissão audiovisual pelos canais do YouTube “Fazendo Escola” e do Laboratório de Sociologia do Trabalho/UFSC, com acesso público e gratuito por tempo indeterminado.


Faça sua inscrição aqui!


Confira a programação:


20/10 |19h – A pandemia e o mundo do trabalho: tecnologias e trabalho

27/10 |19h – Assédios, violências, saúde e cuidado

03/11 |19h – Liberdade, precariedade e trabalho compulsório

10/11 |19h – Desigualdades estruturais e mercado de trabalho

17/11 |19h – Políticas de austeridade e reformas no mundo do trabalho

24/11 |19h – Trabalhadores e trabalhadoras reinventam formas de organização


bottom of page