Fetrafi-SC apoia a Chapa 2 para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- douglassrossi
- há 2 horas
- 4 min de leitura
Começou na terça-feira (13/01) a eleição para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa (CUSC). Todos os usuários do plano de saúde, empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal, sejam da ativa ou aposentados, terão até as 17h* de sexta-feira (16/01) para votar (veja abaixo o passo a passo para exercer este direito).
A Fetrafi-SC e a Contraf-CUT apoiam a Chapa 2 (Movimento pela Saúde), formada por candidatas e candidatos reconhecidos pela experiência e histórico de compromisso na defesa do plano de saúde.
Clique aqui para acessar o material de campanha da Chapa 2.
Também é possível seguir e interagir com a Chapa 2 e seus candidatos no Instagram (acesse aqui).

"O Conselho de Usuários do Saúde Caixa é fundamental para nós, empregados e empregadas da Caixa, por se tratar de uma ferramenta de participação direta dos beneficiários na gestão do plano de saúde", explica o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Felipe Pacheco. "Por isso incentivamos que todos e todas votem. Mas antes de exercerem este importante direito, analisem cada candidato e candidata, se eles estão de acordo com os princípios que defendemos, de qualidade e sustentabilidade do Saúde Caixa", completa.
Entre os apoiadores da Chapa 2 estão a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, a representante eleita do CA da Caixa, Fabiana Uehara, o diretor eleito da Funcef, Jair Ferreira, e o presidente da Fenae, Sérgio Takemoto.
“A Chapa 2 é formada por pessoas preparadas, com profundo conhecimento do Saúde Caixa e histórico de luta em defesa do plano. São representantes que sabem dialogar, enfrentar os desafios do custeio e defender o direito dos empregados e aposentados a um plano de saúde sustentável, solidário e de qualidade”, observa Takemoto.
Conheça algumas das propostas da Chapa 2
- Sustentabilidade: Defesa do custeio de 70% Caixa/30% empregados, fim do teto estatutário de 6,5% da folha de pagamento para os gastos do banco com o plano de saúde, com garantia à solidariedade entre gerações e acesso dos admitidos após 2018 na aposentadoria.
- Transparência: Sendo eleitos, exigirão relatórios gerenciais, financeiros e atuariais; acompanharão o trabalho da auditoria médica e cobrarão o envio mensal de extratos aos titulares. Também lutarão pela gestão aberta e acessível.
- Qualidade: Defenderão o fim do "Credenciamento Estratégico", que restringe a inclusão de novos credenciados. Também vão acompanhar a efetividade dos Comitês, cobrarão relatórios de credenciamento e descredenciamento, atuarão na melhoria do atendimento da Central Saúde Caixa (para redução de tempos de espera) e na garantia da pesquisa anual de satisfação.
- Eficiência: Atuarão na busca da ampliação das políticas de prevenção e promoção da saúde, na defesa do compartilhamento de serviços com outras autogestões e na mudança do modelo de assinatura/aceite nas guias para o formato eletrônico. Além disso, realizarão campanhas de uso consciente do plano e lutarão pelo retorno de atividades do Saúde Caixa para o GIPES/REPES.
- Aposentados: Lutarão pela inclusão dos aposentados e dependentes em políticas de prevenção e promoção da saúde e pela participação efetiva dos aposentados nos fóruns e discussões sobre melhorias do Saúde Caixa, assegurando representatividade e transparência.
Quem são os candidatos da Chapa 2
Maria Lúcia Cavalcante Dejavite (Malu Dejavite): Aposentada - defende a efetiva participação dos aposentados nos fóruns e discussões sobre melhorias do Saúde Caixa, assegurando representatividade e transparência.
Aline Cardoso Pereira: Supervisora de Centralizadora (CIGAH BH) - defende o fim do teto de 6,5% e manutenção do plano pós aposentadoria para os contratos após 2018.
Fabiana Medeiros Jacobina Aires: Assistente Executiva Sênior (GERET - 5300) - defende o custeio 70% Caixa/30% empregados, assegurando que a Caixa cumpra sua parte na manutenção do plano.
Érico César Gomes Jesus: Lotado na Ag. 3618 - Salvador Norte Shopping/BA, onde atuou como Gerente Geral de Rede - defende que sejam apresentados relatórios gerenciais, financeiros e atuariais do Saúde Caixa, para acompanhamento dos trabalhos de perto, com transparência.
Suplentes:
Antônio Sancho de Carvalho Araújo Filho: Aposentado - defende a preservação das premissas de solidariedade, mutualismo e do pacto intergeracional, como modelo de autogestão do plano e justiça para todos os beneficiários, atuais e futuros, evitando a implementação de cobrança por faixa etária.
André Luiz Zanão Tosta: Lotado no CECOQVT 7736, atuou como Supervisor de Centralizadora Nacional - defende a mudança no modelo de assinatura/aceite nas guias, com a implementação de formulário eletrônico.
Fábio Neves Mancuzo: Lotado na SEV Nove de Julho (6415), onde foi Gerente Executivo de Varejo - defende a realização de pesquisa de satisfação anual, com acompanhamento da implementação das medidas para sanar os problemas apontados.
Rafael Mesquita Rodrigues da Cunha: Gerente Executivo de Varejo (SEV Belém Leste - 6700) - defende a luta pelo fim do "Credenciamento Estratégico", que restringe a inclusão de novos credenciados, e o compartilhamento de serviços com outras autogestões.
Como votar?
1 - Acesse o endereço de votação pelo link eleicaosc.caixa.gov.br ou pelo QRCode abaixo:
2 - Prossiga informando o CPF utilizando como senha a mesma senha do Login Caixa
3 - Para registrar seu voto, clique em "IR PARA VOTAÇÃO"
4 - Em seguida, digite o número 0002 (Chapa 2) e pronto!
Fonte: Contraf-CUT, com edição da Fetrafi-SC







Comentários