top of page

Fetrafi-SC alerta para que todos mantenham os protocolos de segurança

A alta de casos de Covid em alguns países comprova que a pandemia não acabou. Veja o que determina o protocolo correto da Covid-19 para os bancos.

Alguns países da Europa e da Ásia estão com aumento de casos de contaminação da Covid-19. Este é mais um alerta de que a pandemia não acabou. Entre os motivos, estão o cansaço das pessoas em usar a máscara e manter o distanciamento social, mas também interesses por parte dos governantes em fazer com que a população acredite que o pior já passou por conta da crise econômica que atinge o mundo todo. O aumento nos casos pelo qual passam esses países é motivo de preocupação, sim, e comprova a necessidade de seguir com todos os protocolos de segurança.


Como no início da pandemia, os brasileiros tiveram a chance de se preparar antes e, agora, não é diferente. Temos ainda quase 30% da população sem o ciclo vacinal completo e não há descartar o surgimento de novas variantes. Portanto, para a Fetrafi-SC, é preciso seguir imunizando o máximo de pessoas possível e manter as medidas de segurança nos bancos.


Segundo informações da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), baseadas no boletim do Observatório Covid-19, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o relaxamento de medidas protetivas contra a Covid-19, como o uso de máscaras em locais fechados de forma irrestrita, é prematuro. Os pesquisadores afirmam que as próximas semanas serão fundamentais para entender a dinâmica de transmissão da doença e que ainda não é possível avaliar o efeito das festas e viagens no período do carnaval. Por isso, eles sugerem que o uso de máscaras deve ser mantido por duas a dez semanas após a meta de cobertura vacinal ser atingida, entre 70% e 90%. Com o surgimento da variante Ômicron e sua maior capacidade de escape dos anticorpos, o boletim afirma que as máscaras ficaram ainda mais importantes.


Para a representação dos trabalhadores, que vem negociando com os bancos desde o início da pandemia medidas que reduzam os riscos e preservem a vida dos trabalhadores, é necessário manter o rigor nos cuidados com a saúde e seguir os protocolos recomendados. Essa também é a posição dos especialistas da Fiocruz, conforme o último Boletim divulgado pela instituição, que analisa o cenário após o carnaval, festas e aglomerações.


Conforme o secretário geral da Fetrafi-SC e diretor da Contraf-CUT, Marco Aurélio Silvano, “tudo segue como antes em relação aos protocolos de segurança nos bancos. Nada foi alterado. Nosso embasamento sempre foi fundamentado na ciência através de pesquisadores e especialistas. E a prova de que devemos seguir nos cuidando é o que está acontecendo em países europeus e asiáticos. O que os governantes estão tentando fazer é dar um ar de normalidade para transformar a pandemia em endemia numa tentativa irresponsável e precipitada que tem apenas o intuito de retomar a economia, colocando em risco a vida dos brasileiros. Não é hora de flexibilizar as medidas de segurança ainda”, alertou o dirigente.


Veja o que determina o protocolo correto da Covid-19, que ficou estabelecido entre a Fenaban e o movimento sindical:


- os bancos devem divulgar as orientações e protocolos com indicação das medidas para prevenção e controle da pandemia


- em caso de contágio ou suspeita de contaminação, o banco deve afastar essa pessoa imediatamente, inclusive os que tiveram contato com ela. O local deve ser fechado para sanitização, que deverá ser feita com produtos indicados e com pessoas treinadas para isso.


- pessoas com testes positivos para Covid-19 devem ficar 10 dias em casa a partir do primeiro sintoma, podendo sair depois deste período se totalmente assintomático.


- quem teve contato com pessoa contaminada deve ficar em casa, esperar 5 dias a partir do último contato, testar e, se negativo, continuar em casa até o 7º dia, podendo sair após este período, utilizando máscara. Caso teste positivo, deve seguir em casa por 10 dias, podendo sair após este período, desde que assintomático.

Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Rua Emir Rosa, 589 - 4º Andar
Centro - Florianópolis - SC

88.020-040

(48) 3224-7113
(48) 99123 1620 (Whats)

 
fetrafisc@gmail.com
  • Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2021 FETRAFISC por nucabu.biz/wix.com

bottom of page