top of page

Fetrafi-SC alerta para o aumento de 650% no número de casos prováveis de dengue em SC


Foto: Cristiano Andujar / Secretaria Estadual de Saúde de SC


Neste ano, já ocorreram mais de 200 internações hospitalares na rede pública de saúde, segundo a Secretaria Estadual da Saúde de Santa Catarina (SES). Os dados demonstram que, dos 16.748 casos notificados da doença, até o momento, 213 pacientes necessitaram de internação hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS).


Segundo o informe da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, os 10 municípios de Santa Catarina com maior taxa de incidência são: Araquari, Joinville, Apiúna, Itajaí, Itapiranga, Tijucas, Blumenau, São Francisco do Sul, Penha e Florianópolis.


A dengue é uma doença transmitida pela fêmea do mosquito Aedes Aegypti, nome científico do mosquito, que tem como principal característica a presença de listras brancas no tronco, na cabeça e nas perninhas.


Os números vêm crescendo em todo o país. No Rio de Janeiro, por exemplo, a dengue já é considerada uma epidemia desde o último dia 21.


Para a Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho da Fetrafi-SC, a melhor forma de combater a doença é buscar se prevenir. Ele explica que “se cada um fizer a sua parte, poderemos fazer o número de casos parar de crescer através de atitudes que começam dentro de casa.”


Mas como se prevenir, você sabe?


- Mantenha a caixa d’água bem fechada;

- Receba bem os agentes de saúde e os de endemias;

- Guarde pneus em locais cobertos;

- Limpe bem as calhas de casa;

- Amarre bem os sacos de lixo;

- Coloque areia nos vasos de plantas;

- Não acumule sucata e entulho;

- Esvazie garrafas PET, potes e vasos.


Os sintomas da dengue e da Covid-19 são muito parecidos.


bottom of page