top of page

Curso de formação a novos dirigentes chega às bases da Fetrafi/SC neste final de semana

Evento será sábado (28) e domingo (29), em Florianópolis

O curso de Formação Sindical para Novos Dirigentes, da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), será ministrado, neste sábado (28) e domingo (29), para os dirigentes das bases da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras de Santa Catarina (Fetrafi/SC).


Neste primeiro módulo, as atividades são concentradas em temas voltados para a atuação sindical da categoria bancária, para o entendimento da economia e o para papel do dirigente sindical, em especial no atual cenário político-social do país.


O conteúdo contempla vários momentos da história sindical e do movimento bancário. O programa também inclui ferramentas de ação, inclusive as mais modernas, como redes sociais, com incentivo ao seu uso.


Para o secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon, “conhecer ações históricas da luta dos trabalhadores é um ponto importante para estruturar a atuação sindical e mobilizar a categoria, pois esse conhecimento permite que todos pensem melhor o presente e o futuro”.

Zanon lembra que, nesse módulo, “os tópicos traçam um panorama das lutas, abordam a formação dos sindicatos, com destaque para o processo das primeiras associações, como elas evoluíram e quais dificuldades enfrentaram, com atenção a passagens históricas, como a ditadura militar, a retomada dos sindicatos pelos trabalhadores após a repressão, a criação da CUT e a fundação da Confederação Nacional dos Bancários (CNB)”.


O secretário avalia que a recepção do curso, quando realizado junto às bases de outras federações, foi sempre positiva. “Tivemos em todos os cursos a presença de um número grande de participantes, que tiveram uma atuação bastante efetiva, o que contribuiu para a dinâmica das atividades e para transformar o conteúdo debatido em novas ferramentas para luta da categoria. Com certeza em Santa Catarina não será diferente”, concluiu.


Fonte: Contraf-CUT

bottom of page