Bancário de Araranguá é finalista do 2º Festival de Música Autoral da Contraf-CUT
- douglassrossi
- 1 de ago
- 4 min de leitura
Vote agora na música “Sonhos e Medos”, de André Pacheco, e ajude o colega de SC a ser o vencedor

Está aberta a votação popular do 2º Festival de Música Autoral da Contraf-CUT e um dos finalistas é o bancário de Araranguá, André Pacheco, com a música “Sonhos e Medos”. André tem 40 anos, mora em Araranguá, é funcionário do Banco do Brasil desde 2008 e diretor de Cultura, Esportes e Promoções Sociais do Sindicato dos Bancários de Araranguá e Região. Vote no André agora mesmo: festival-musica-contraf.votabem.com.br
Conheça a relação de André com a música
A relação de André com a música vem desde criança, ouvindo os discos de seu pai, que era mais voltado pra MPB. Na pré e adolescência, descobriu os discos de seus tios, mais rock e reggae, que o influenciaram bastante. O caminho para descobrir um instrumento foi natural. Seu pai tocava, sempre teve violão em casa. Ele toca violão (nylon e aço) e guitarra.
André conta que “sempre gostei dos discos e de descobrir novos e velhos sons. Até hoje, procuro ficar antenado no que acontece de novo no cenário nacional e internacional. Quanto à trajetória, já fiz parte de inúmeros projetos, desde 2002. Participei, juntamente com minhas bandas, de festivais e shows relevantes.”
O bancário tem um duo chamado Solar Ácida desde 2017, onde começou a compor com mais afinco. “Fazemos apresentações esporádicas pela região. Desde 2022, decidi investir em um projeto solo autoral. Nunca havia cantado ou colocado a cara como frontman, até por ser uma pessoa mais discreta e gostar de ficar no lado instrumental dos projetos. Mas foi uma necessidade para minha expressão artística encarar esta barreira.”
Ele relata que está muito feliz, pois este projeto recente foi contemplado duas vezes em Editais Culturais, pelas Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, leis importantes de incentivo Cultural do Governo Federal. Atualmente, está nos detalhes finais de um EP com 4 músicas autorais, que deve ser lançado em breve. Caso vença, o prêmio do Festival da Contraf viria em boa hora, pois o valor será investido neste projeto.
André soube do Festival através do Sindicato de Araranguá e esta é a segunda vez que ele inscreve uma música de sua autoria no evento. Questionado sobre sua expectativa, ele afirma que “é muito boa, estou movimentando os amigos e colegas para votação. Os finalistas têm excelentes músicas, e acredito que a premiação estará em boas mãos, independente do vencedor.
A Fetrafi-SC entende os impactos da arte e da cultura na sociedade como forma de expressão, reflexão e conexão ao longo da história, sendo sempre uma voz poderosa nos movimentos sociais. Portanto, convida todas as bancárias e bancários de Santa Catarina a participarem da votação. A Federação acredita no poder transformador da arte e torce muito para que André seja o vencedor. Para isso, é fundamental que os colegas votem nele agora mesmo.
Siga André nos canais digitais
YouTube
Instagram (na BIO, você encontra os links para acessar suas músicas e seus canais):
Spotify
Saiba mais sobre o Festival
44 músicas foram inscritas por bancárias e bancários de todo o país. A comissão julgadora, formada pelos artistas Giselle Tigre, Roque Estrela e Lupita Romero, com forte atuação nas áreas de música, teatro e performance, selecionou as 15 finalistas, que agora disputam a preferência do público até o dia 5 de agosto, às 20h.
“Esse é um momento de reconhecimento e valorização da arte feita por trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro. Esperamos que todos se mobilizem para votar e divulgar o festival em suas bases”, afirma Carlos Damarindo, secretário de Cultura da Contraf-CUT.
Vale destacar que as músicas finalistas abrangem uma variedade de gêneros — como samba, rock, MPB, rap, entre outros — refletindo a diversidade cultural da categoria. Confira abaixo e clique para ouvir:
Sonhos e Medos – André Pacheco
Somos Muito Mais que Dois – Marcos Todt
O Fim do Mundo – Iuri Fernandes Spinassi
CallMaria – Belizio Feitosa Beserra
E Aí Meu Irmão?! – Lester
O Beco – José Tarcísio Pelegrini
Não é um Assalto – Bruna Marlìere, Thiago Pável, Laura Conceição
Filhos da Terra – Vanessa Pinheiro
Tudo Errado – Leandro Martim Isola
O Querubim – Paulo Araújo e Raquel Gomes
Propaganda – Danilo José Figueiredo Santos
Deixa Passar – Maurício Carvalho e Luis Gustavo Fernandes Busnardo
Não Precisa ser Assim – Daniel Vince Esgalha Pereira e Danilo Henrique Batista
Eu Quero É Paz – Andrea Aiko
Jogo Duplo – Camila Ribeiro Andrade
Vote na música de André: festival-musica-contraf.votabem.com.br
Grande final será transmitida ao vivo
A grande final será transmitida ao vivo no dia 6 de agosto, pelo canal da TV Contraf no YouTube, com comentários da curadoria e participação dos finalistas. O festival distribuirá R$ 18 mil em prêmios, reconhecendo os melhores talentos autorais do ramo financeiro.
O Festival tem patrocínio da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e reafirma o compromisso do movimento sindical com a valorização da cultura como forma de expressão, memória e resistência.







Comentários