Buscar

SEEB Blumenau fecha agência do Santander da Itoupava Norte por falta de funcionários

Em mais um Dia de Luta, sindicato fecha agência do Santander até as 12h do dia de hoje. O problema da falta de funcionários tem impactado diretamente na saúde dos trabalhadores, que sobrecarregados, adoecem.


Não é de hoje que a agência da Itoupava Norte sofre por falta de funcionários. Ao todo, são seis funcionários, um está afastado por problemas de saúde e fica para os demais funcionários atenderem toda a demanda exaustiva existente na agência.


José Bonivete Coppi, funcionário do Santander e Diretor de Organização e Patrimônio do SEBB Blumenau comenta que “esse absurdo ocorre desde 2010, época da abertura da agência, e o sindicato já confrontou esse problema outras vezes, inclusive com paralisações. Porém, o banco infelizmente privilegia apenas o lucro, deixa de contratar mais funcionários, e ignora se isto afeta a saúde e bem estar dos seus trabalhadores.”


E completa: “É a única agência do Santander que cobre toda a região das Itoupavas, e essa falta de funcionários acaba, inevitavelmente, refletindo também no mau atendimento ao público”.


Lucro vem em primeiro lugar


Só nos nove primeiros meses de 2021, em plena pandemia, o lucro líquido do Santander bateu na casa dos R$ 12,4 bilhões, tendo uma alta de 29,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Para os bancos, o funcionário é "despesa". Então preferem explorar cada vez mais seus empregados em vez de contratarem. E mesmo com a grave crise econômica, tem aumentado cada vez mais seus lucros, sempre às custas do suor e da saúde dos seus trabalhadores.


Parece que o banco espanhol mantém a tradição das touradas, mas no papel de toureiro, é claro. Aos trabalhadores, restam as sequelas diárias de uma jornada de trabalho massacrante, e ao público, que já paga altas taxas e juros abusivos, resta o desrespeito em ter que aguardar um tempo muito além do razoável para ser atendido.


Mesa de negociações


A cobrança por mais contratações em mesa de negociação com o Santander é tema constante. As negativas também. E assim continuaremos cobrando novas contratações do banco, pois defendemos que empregados e clientes merecem mais respeito.


Fonte: Sindicato dos Bancários de Blumenau