Buscar

Novembro Azul: Fetrafi-SC alerta para a importância da prevenção masculina

“Fazer um check-up é a melhor forma de prevenir doenças”, adverte o dirigente da Fetrafi-SC, Orlando Flávio Linhares

A Fetrafi-SC está apoiando e engajada em mais uma campanha muito importante, o Novembro Azul, que dedica este mês à conscientização dos homens sobre os cuidados com a saúde, com ênfase no diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente em homens brasileiros depois do câncer de pele.


O câncer de próstata, tão comentado neste mês, é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que contribui para produção e armazenamento do sêmen. A doença nada mais é do que o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata.


O diretor de Saúde da Fetrafi-SC, Orlando Flávio Linhares, alerta quefazer um check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados”.


Se identificado na fase inicial, os índices de cura são altos. No entanto, por conta do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma taxa alta de óbitos.


Saiba mais sobre a campanha

O dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento Novembro Azul e teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.


Previna-se: a realização de exames periódicos pode salvar vidas!