Foi dada a largada! Na manhã desta sexta-feira, 28, o Sintrafi Floripa realizou um Ato de Lançamento da Campanha Nacional dos Bancários na Praça XV, no Centro de Florianópolis. A atividade foi um sucesso e contou com a participação de um mágico que ajudou a conscientizar a sociedade sobre a alta taxa de juros, que reflete nos lucros gigantescos dos bancos.
Diversos dirigentes do Sintrafi Floripa e também da Fetrafi-SC estiveram presentes e esclareceram a população sobre como os juros altos impactam na vida da categoria bancária, mas também da classe trabalhadora em geral. A população que passou pelo local pode conversar com os dirigentes, comer sanduíche, tomar café e ainda adoçar a manhã fria com bombons.
O coordenador geral da Fetrafi-SC, Marco Silvano, explicou que a campanha deste ano terá como estratégia, aqui em Santa Catarina, aliar um processo de negociação com os bancos com a mobilização da categoria. “Por conta dessa estratégia, durante toda a nossa campanha, vamos realizar vários atos e reuniões nos locais de trabalho. Além disso, vamos ocupar as praças e as ruas para conversar com a população sobre temas que queremos mostrar, de interesse da categoria bancária, mas de interesse também de toda a população.”
Silvano destacou que “hoje, estamos falando de taxa de juros, mas vamos falar durante toda a campanha também sobre segurança, saúde, orçamento público, enfim, sobre uma série de temas de interesse da população, para que possamos também aproveitar este momento para discutir até o papel do sistema financeiro. Discutir o alto lucro dos bancos, discutir os motivos de o sistema ser tão excludente, explicar porque os bancos reduzem o número de agências, porque eles demitem trabalhadores, enfim, essa série de temas que vão percorrer a nossa campanha. A nossa data base é 31 de agosto, então a gente vai ter muitas oportunidades de conversar com o bancário e também de conversar com a população.”
Confira o calendário das próximas reuniões de negociações da Campanha Nacional
Julho
02/07 – Cláusulas sociais
11/07 – Igualdade de oportunidades
18 e 25/07 – Saúde e condições de trabalho: incluindo discussões sobre pessoas com deficiência (PCDs), neurodivergentes e combate aos programas de metas abusivas
Agosto
06 e 13/08 – Cláusulas econômicas
20/07 – Em definição
27/07 – Em definição
Comments