Buscar

Fetrafi-SC participa da Plenária Nacional dos Comitês de Luta dos Bancários

Evento online debateu a importância de criar ações coletivas para fortalecer a pauta da classe trabalhadora

Na noite desta terça-feira, 12, a Fetrafi-SC participou da Plenária Nacional dos Comitês de Luta dos Bancários, que ocorreu de forma virtual através do aplicativo Zoom. O evento online, que contou com a participação de mais de 200 dirigentes sindicais, buscou explicar a importância de criar ações coordenadas em rede por todo o país para ampliar a pauta da classe trabalhadora e defender a democracia.


Essas ações acontecerão através dos Comitês, que são instrumentos de luta para mobilizar trabalhadores e trabalhadoras com o objetivo de fazer com que o Brasil retome o rumo do desenvolvimento econômico e social. A criação dos Comitês é uma iniciativa do movimento sindical cutista para atuar nas redes sociais de forma organizada. Através deles, todas as pessoas que buscam contribuir com um país melhor podem ser acolhidas.


Os comitês podem ser organizados por rua, comunidade, bairro, cidade, por local de estudo, de trabalho, por luta setorial, comitê digital e de todas as formas possíveis de organização que facilitem a reunião de pessoas. Eles têm um caráter organizador em torno das Brigadas Digitais, que buscam atuar nas redes sociais para disseminar informações de qualidade sobre temas que visem melhorar a vida de todos os brasileiros, combatendo a desinformação e as fake news para fortalecer a democracia.


O secretário geral da Federação, Marco Silvano, o diretor de Saúde da Fetrafi-SC, Orlando Flávio Linhares, e o diretor do Sintrafi, André Luiz Alves, participaram da atividade representando o Estado de Santa Catarina. Para Silvano, “o Comitê é um espaço que busca organizar a classe trabalhadora para além do processo eleitoral e do momento crítico que estamos vivendo. Uma das questões básicas de construção é que são Comitês de solidariedade e diálogo com a sociedade.” O dirigente tem a expectativa de que todos saiam da Plenária com a construção de mais comitês e que esses encontros ocorram mais vezes porque a ideia do Comitê é essa construção coletiva que vai se dar permanentemente em defesa da sociedade brasileira e contra toda a espécie de violência, seja pela exclusão social ou pela discriminação.


A Fetrafi-SC orienta que as bancárias e os bancários participem dos Comitês criados pelos sindicatos da base da federação por entender que o momento exige seriedade para combater as fake news que são disseminadas diariamente, principalmente neste ano que teremos eleições. Somente com informação de qualidade é possível conscientizar a categoria para acessar informações verdadeiras e votar com responsabilidade em outubro.

Confira o calendário de mobilizações


Julho

13 - Dia de Mobilização e Ação Digital dos Comitês e Brigadas

25 - Dia Internacional da Agricultura Familiar, Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha e Dia do Motorista

27 - Grito da Amazônia (Belém/PA)

28 a 31 - Fórum Social PanAmazônico em Belém/PA

29 a 31 - Mutirão Nacional dos Comitês de Luta


Agosto

05 - Conferência Livre Democrática e Popular de Saúde (São Paulo/SP)

11 e 12 - Dia do Estudante e da Juventude

13 - Mobilização e Ação Digital dos Comitês e Brigadas

16 - Mobilização Nacional dos Comitês de Luta