top of page

Fetrafi-SC alerta sobre a importância do Setembro Amarelo

Campanha de conscientização alerta que a vida sempre vai ser a melhor escolha



Acabar com os tabus, diminuir estigmas, incentivar pessoas a buscar e oferecer ajuda. Foi com esses objetivos que surgiu o Setembro Amarelo, campanha que busca conscientizar sobre a importância da prevenção do suicídio.


Nesta terça-feira, 10, é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Portanto, a Fetrafi-SC se engaja em mais esta luta com o objetivo de salvar vidas. Infelizmente, o suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. 


De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, mais de 700 mil suicídios foram registrados no mundo. Somente no Brasil, foram registrados aproximadamente 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Isso sem contabilizar as subnotificações.


O Conselho Federal de Medicina produziu uma Cartilha com informações no sentido de contribuir para a prevenção do suicídio. Acesse a Cartilha Suicídio Informando para Prevenir para se informar e oferecer ajuda, caso precise.


A Fetrafi-SC entende cada indivíduo deve ser um agente ativo na conscientização da importância da vida e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. Por isso, a Federação traz hoje esta reflexão. É preciso falar sobre o tema para que quem estiver precisando de ajuda, saiba como e onde possa buscar apoio. Afinal, a vida sempre vai ser a melhor escolha. 


Como buscar ajuda?


Caso esteja precisando de ajuda ou conheça alguém passando por um momento difícil, você deve contatar o Centro de Valorização da Vida (CVV), que é um serviço voluntário gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

O CVV oferece atendimento pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação), por chat, e-mail e pessoalmente.  Nestes canais, são feitos mais de 3 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 3.500 voluntários. Caso precise, ligue. E nunca esqueça que a vida sempre vai ser a melhor escolha!

Comments


bottom of page