top of page
Buscar

Fetrafi-SC se reúne para avaliar gestão e traçar estratégias de luta da categoria

Realização do 6º Congresso Ordinário da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro esteve entre as principais pautas

O colegiado executivo da Fetrafi-SC esteve reunido de forma presencial de 23 a 25 de novembro, no Hotel Canto da Ilha, em Florianópolis. Entre as pautas, estavam o balanço da gestão da entidade, análises políticas e jurídicas das Convenções Coletivas de Trabalho e Acordos Coletivos de Trabalho dos Bancários e Financeiras, prestação de contas e definições referentes ao 6º Congresso Ordinário da Federação.


No primeiro dia, o debate girou em torno do balanço da gestão, coordenado pelo secretário geral da Fetrafi-SC, Marco Aurélio Silvano, com o apoio técnico do doutor em Sociologia Política e Políticas Aplicadas, professor José Roberto Paludo. Grupos de trabalho foram formados para a realização de dinâmicas, cujos resultados foram socializados entre todos posteriormente.

Em um segundo momento, o assessor jurídico da Fetrafi-SC, Prudente José Silveira Mello, analisou política e juridicamente as Convenções Coletivas de Trabalho e Acordos Coletivos de Trabalho dos Bancários e Financeiras. Prudente falou também sobre o “Direito do Trabalho e a Categoria Bancária: contratação coletiva, perspectivas e desafios frente ao novo governo”.


No segundo dia do evento, o secretário de Administração e Finanças da entidade, Ernesto Valmórbida, apresentou a prestação de contas de setembro de 2019 até junho de 2022 e o Plano Orçamentário para 2023.


Neste mesmo dia, o sociólogo e ex-diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio, falou sobre a atual conjuntura política, econômica e social e a organização dos trabalhadores do Ramo Financeiro diante dessa conjuntura em Santa Catarina, no Brasil e no mundo.


Na sexta-feira, 25, o debate girou em torno de questões referentes ao 6º Congresso Ordinário da Fetrafi-SC. Foram definidas a coordenação, delegações, edital e tema do Congresso, bem como o direcionamento das estratégias para a futura gestão.



bottom of page