Em assembleia aberta pelo Zoom e encerrada na plataforma votabem, 90% dos participantes dizem não à proposta apresentada pelo banco
No final da tarde desta terça-feira, 05, foi aberta a assembleia para apreciação da proposta de renovação do PPR encaminhada pelo Banrisul ao movimento sindical. Durante a apresentação da proposta, pela plataforma Zoom, o presidente do Sindicato e membro da COE/Banrisul, Cleberson Pacheco Eichholz, destacou que a orientação de todos os sindicatos que participaram das negociações foi de rejeição da proposta.
O principal motivo da orientação já se apresenta no gatilho do programa, pois este ano o banco propôs estabelecer limites de valores a serem distribuídos para cada faixa de lucratividade da empresa. Considerando que, no ano de implementação do programa, foram distribuídos R$ 90 milhões e no segundo R$ 110 milhões, a proposta para mesma faixa de rentabilidade do ano passado ficando em 80 milhões frustra as expectativas dos colegas.
Além disso, diversos outros fatores que visam segmentar os bancários, privilegiando o alto escalão da empresa e reduzindo o valor a ser distribuído para a base da pirâmide, só faz desmotivar ainda mais quem realmente produz o resultado da empresa.
Durante os debates na plataforma Zoom, foram aprovados por unanimidade três pontos que estavam previstos no edital de convocação da assembleia: o primeiro garante poderes para a COE continuar as tratativas com a direção do Banrisul para a renovação do acordo de PPR; a segunda garante ao Sindicato autonomia para implementar medidas que visem restabelecer o programa de remuneração variável vigente antes da implementação do PPR, caso o banco insista na narrativa de encerrar o processo de negociação de forma unilateral. E o terceiro ponto aprovado também por unanimidade foi o indicativo de que a assembleia permanece aberta em caráter permanente até que as negociações sobre o PPR sejam de fato esgotadas.
Encerrada a apresentação da proposta, esclarecidas as dúvidas e encaminhados os pontos mencionados acima, foi liberado o link de votação na plataforma votabem, local onde os Banrisulenses opinaram sobre a aceitação ou não da proposta apresentada pelo Banrisul.
Encerrada a votação, 90% da base de representação do Sintrafi Florianópolis e Região disse NÃO à proposta de renovação do PPR.
Kommentare