Buscar

Bancários(as) vão às ruas dialogar com a população sobre a exploração praticada pelos bancos


Bancários e bancárias de Santa Catarina, organizados pela Fetrafi-SC e sindicatos filiados à federação, estiveram mobilizados nesta sexta-feira, dia 22, na capital do Estado, para dialogar com os colegas sobre a Campanha Nacional deste ano da categoria e fomentar o debate com a população sobre a exploração dos bancos com os clientes e a falta de valorização de seus funcionários.


Ao longo de todo o dia houve um diálogo direto com aqueles que passavam pelo local, conscientizando a população de que todos são afetados pelas decisões do governo e sua política econômica, principalmente naquilo que diz respeito às taxas de juros praticadas pelos bancos e à concessão de crédito. Enquanto os bancos obtêm bilhões de lucros, os trabalhadores empobrecem, pequenos e médios empresários fecham as portas e milhões de brasileiros são jogados para uma situação de pobreza extrema.


As pautas da categoria, entretanto, são amplas. Uma delas é a reivindicação por contratação de mais funcionários, visando a ampliação e a melhoria do atendimento aos clientes. Para além disso, é urgente que os bancos cumpram seu papel social, financiando a geração de empregos e uma justa distribuição de renda.


Marco Silvano, Coordenador Geral da Fetrafi-SC, avalia que é preciso estabelecer um diálogo amplo com a categoria bancária sobre o significado das eleições gerais deste ano, e os riscos implicados no resultado do pleito. “É nos momentos de crise que a sociedade percebe quem está comprometido em melhorar a vida de todos. Temos uma situação de crise e carestia que vem assolando a vida do povo brasileiro e precisamos mudar isso urgentemente”, diz ele.


Veja imagens do ato na galeria: