Buscar

Situação alarmante do País faz aumentar a mobilização dos bancários para mais uma Campanha Nacional


Os trabalhadores do ramo financeiro de Santa Catarina (bancários e financiários) estão em plena organização para a Campanha Nacional 2020 da categoria. O objetivo é renovar acordos já existentes e também a Convenção Coletiva Nacional.

O processo de negociação com os banqueiros é uma construção que vem sendo feita arduamente há muitos anos, e o envolvimento da categoria é fundamental. Isso possibilitou aos trabalhadores conquistar um conjunto de direitos, por vezes, acima até mesmo dos parâmetros estabelecidos na legislação.


Este histórico de organização proporciona um inegável fortalecimento do movimento em âmbito nacional, e deixa a categoria confiante diante de mais uma Campanha.


Estamos enfrentando um dos momentos mais complexos da história do País. A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) causa reflexos significativos na economia brasileira, que já vinha de um processo de enfraquecimento devido às políticas implementadas pelo governo Bolsonaro e seu ministro Paulo Guedes. Ao mesmo tempo em que as políticas sociais vão sendo abandonadas, aumenta o desemprego e a concentração de renda, agravando uma situação que já era extremamente complicada para os brasileiros.


É neste processo de muita complexidade e instabilidade que a Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras de Santa Catarina (Fetrafi-SC) e seus sindicatos filiados integram a Campanha Nacional 2020, organizada pelo Comando Nacional dos Bancários.


No último sábado (20), foi realizada uma reunião virtual estadual ampliada envolvendo o conjunto de dirigentes, delegados sindicais e trabalhadores do ramo para definir os aspectos principais da Campanha 2020 dos bancários em Santa Catarina. Entre as questões prioritárias a garantia e a manutenção dos direitos dos trabalhadores do setor. Também esteve na pauta da reunião a luta em defesa das empresas públicas e da democracia.


Consulta


Para contribuir na construção da Campanha Nacional 2020, uma consulta está sendo realizada com bancários e bancárias de todo o País. Os trabalhadores podem opinar sobre a definição das prioridades da campanha, as formas como os sindicatos devem se comunicar e até mesmo sobre como cada um pretende participar e contribuir com as atividades da campanha.


A consulta é on-line e pode ser respondida até o dia 29 de junho. Para participar, basta que os bancários e bancárias acessem o link da pesquisa.


Ao final da consulta os participantes têm a possibilidade de atualizar os dados de contato. Não é obrigatório, mas é muito importante para que as direções sindicais possam atualizar seus bancos de dados para dialogar com a base social neste momento de pandemia, quando a campanha deverá ser conduzida e possivelmente resolvida com ferramentas virtuais.


O comprometimento das entidades acima de tudo é pela vida e pelos direitos dos trabalhadores.


Parceiros nas Lutas!

JOACABA.png

BANCÁRIOS

ARARANGUÁ

BANCÁRIOS

CHAPECÓ

BANCÁRIOS

BLUMENAU

BANCÁRIOS

CRICIÚMA